segunda-feira, 17 de junho de 2013

Fonte:(http://segurancadotrabalhonwn.com Por: ). Com adaptações de Carlos Alberto.

Como evitar acidentes de trabalho

O Grupo RPF se preocupa com a segurança no trabalho.


Grupo RPF - A sua loja de EPI na Internet
Hoje estamos trazendo um assunto muito importante, tanto aos trabalhadores quanto às empresas e que visa conscientizar os funcionários sobre os cuidados que devem tomar para evitar acidentes de trabalho.


Bem, vamos começar!


Os acidentes de trabalho são uma dor de cabeça constante em algumas empresas. Eles trazem prejuízos de milhões aos cofres públicos anualmente consumindo ao em torno de 4% do PIB do Brasil, e isso, somando de forma muito superficial já que a maioria dos acidentes não são notificados por uma série de fatores...

O acidentado e logicamente as pessoas ligadas a ele também sofrem muito, e esse sofrimento, dinheiro nenhum pode reparar.

Por isso estamos escrevendo essa matéria, para alertar e direcionar as pessoas a um caminho seguro, visando a conscientização dentre todos os setores e ambientes de trabalho.

OS ACIDENTES DE TRABALHO PODEM SER EVITADOS  

Medidas simples podem ajudar muito nessa tarefa, é muito óbvio para uns e distante para outros. Na maioria dos casos, o acidente poderia ser evitado, mas, normalmente, ele acontece a partir de uma ou várias falhas e corrigir tais falhas é o ponto chave para evitar os acidentes de trabalho.

VOCÊ TEM O DIREITO DE SABER OS RISCOS DA SUA ATIVIDADE

A Norma Regulamentadora 9 no item 9.5.2 mostra claramente essa obrigação:
  •  Os empregadores deverão informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos.
Não tem como prevenir de algo que nem conhecemos. Mostrar os riscos do ambiente é dever do empregador e direito do funcionário. Faça valer esse direito. A CIPA, os líderes de setor e o setor de segurança do trabalho podem muito lhe ajudar nisso. As empresas devem fazer com que o contratado passe por treinamentos específicos dentro da sua área de atuação e, uma ferramenta muito usada pelos empregadores é a chamada "Integração", é muito eficaz e garante com que o contratado seja orientado a seguir as normas da empresa e da segurança do trabalho. Exija isso para seu próprio bem estar.
USE OS EPI's INDICADOS PARA SUA FUNÇÃO
Os EPI's são nossos aliados! Usar os EPI’s corretamente evita acidentes e doenças ocupacionais. Antes de ser colocada a venda o EPI é testado e aprovado, portanto é um equipamento seguro e que só tem a acrescentar na segurança da sua atividade. 
Se o EPI está causando alguma sensação de desconforto insuportável, procure seu superior. Às vezes basta substituir o equipamento por outro similar para que o problema desapareça. Em outros casos requererá uma ação:
- Médica: para casos de alergia, nesse caso ao ser constatada a alergia o profissional de saúde mostrará as medidas que devem ser adotadas.
- Organizacional: quando é necessário mudar o funcionário de função por incompatibilidade total ao EPI;
- Psicológica: quando é necessário preparar o funcionário mentalmente para que ele descubra que o problema não está no EPI, é um problema pessoal. E que pode ser contornado.
O importante mesmo é sempre usar o EPI, e no caso de desconforto, buscar entender a causa e trabalhar para encontrar a solução.
AGORA VAMOS MOSTRAR OS TIPOS DE EPI's QUE SÃO ESSENCIAIS PARA A SEGURANÇA
Grupo RPF - A sua loja de EPI na internet
(Protetores auriculares para todos os seguimentos)



Grupo RPF - A sua loja de EPI na internet
(Protetor Facial A. Elet. ARC Face 12 ATPV)



Para ver mais Equipamentos de proteção individual acesse nosso site nesse link: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog. Se for pertinente entraremos em contato para mais informações.

Grupo RPF - A sua loja de EPI na internet.